ACESSOS
80431

 
 
    < Voltar  

27/12/2018 18:41:31


MARINHA DO BRASIL INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES NO FIM DO ANO NO AMAZONAS

 
       Compartilhe esta matéria em sua linha do tempo!

O Comando do 9º Distrito Naval (Com9ºDN), por intermédio da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC), está intensificando a fiscalização de embarcações no período de fim de ano.

A Inspeção Naval realizada pela CFAOC é uma atividade de cunho administrativo, que consiste na fiscalização do cumprimento da lei nº 9.537/1997, e trata sobre a segurança do tráfego Aquaviário em águas sob jurisdição nacional. O objetivo desta ação de fim de ano é, principalmente, coibir o excesso de passageiros e cargas em embarcações, visando à segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana. Todas as Organizações Militares que fazem parte da Jurisdição do 9ºDN, estão integradas na operação

A CFAOC alerta aos armadores e aos proprietários de embarcações para cumprirem com seus limites de passageiros e cargas, evitando assim o constrangimento de retornarem ao porto de origem, atrasando a viagem dos passageiros, bem como a autuação da embarcação e a retenção da carteira profissional dos seus condutores.

Para denunciar irregularidades em embarcações ou informar sobre acidentes, acione a Marinha do Brasil por meio do Whatsapp da CFAOC (92) 99302-5040.

Os passageiros não devem se intimidar em denunciar alguma anormalidade, visto que a vida humana é bem mais valiosa que a ganância de alguns armadores.

Confira as 15 recomendações para a Segurança da Navegação:

1) Esteja atento e vigilante durante a navegação. Você é o responsável por tudo que acontece a bordo. O timão está em suas mãos!

2) Navegue a mais de 200 metros de distância da praia, respeite os banhistas. Lembre-se, seu direito termina quando começa o do outro.

3) Tenha em mãos a sua habilitação e os documentos obrigatórios. Confira tudo antes de sair e passe o dia tranquilo.

4) Conduza sua embarcação com velocidade segura. Isso permite a realização de manobras em caso de situação imprevista e evita acidentes.

5) Faça manutenção preventiva na sua embarcação. Assim como a gente, a embarcação também precisa de cuidados constantes. Cuidem-se!

6) Não consuma bebidas alcoólicas quando for conduzir sua embarcação. Quando existe respeito, a diversão não tem limites.

7) Conheça bem todos os lugares por onde a embarcação irá navegar. Não navegue no “escuro”.

8) Conheça a previsão do tempo antes de sair e fique atento às possíveis mudanças. Com precaução, não existe mau tempo.

9) Previna incêndios em sua embarcação. Pequenas medidas, como verificar o quadro elétrico e a validade dos extintores de incêndio evitam grandes tragédias.

10) Respeite o limite de pessoas a bordo e garanta a estabilidade da embarcação. A maioria dos acidentes com vítimas fatais são causados por esse descuido.

11) Informe seu plano de navegação e a lista das pessoas a bordo ao seu iate clube. Leve sempre um equipamento de comunicação. Navegar é bom, mas mantenha contato com terra firme.

12) Calcule o consumo de combustível para ir e voltar. Faça o cálculo em três partes: um terço para ir, outro para voltar e um de reserva.

13) Quando ancorado, não acione motores ou movimente a embarcação se tiver alguém por perto na água. A diversão e a segurança precisam navegar juntas!

14) Tenha coletes salva-vidas para todos a bordo. Mas não se esqueça de que a prevenção é o seu melhor salva -vidas. Lembre-se – o colete salva-vidas deve ser homologado pela Marinha do Brasil.

15) Não polua mares, rios e lagoas. Lugar de lixo é no lixo.

 

Comaprtilhe esta matéria em sua linha do tempo!
Comentário:
      Comentário:
      E-mail:
      Senha:
                           Cadastrar-se para comentar
  Comentários de usuários cadastrados »

Não há comentários nesta matéria. Seja o primeiro a comentar, cadrastre-se!