ACESSOS
78293

 
 
    < Voltar  

15/06/2018 12:56:13


POTÊNCIA MAÇÔNICA VAI COMPLETAR 196 ANOS

 
       Compartilhe esta matéria em sua linha do tempo!

Nelson Brelaz

Foto: divulgação

No próximo domingo, dia 17, o Grande Oriente do Brasil-GOB estará completando 196 anos de sua fundação no Brasil.

O GOB, é a mais antiga Potencia Maçônica em terras brasileiras, e atualmente agrega 3.800 Lojas Maçônicas espalhadas por todos os Estado da Federação, com 97.000 filiados que a ele são jurisdicionadas.

Desde a sua fundação o Grande Oriente do Brasil tem participado ativamente de momentos cruciais da história do Brasil, através de seus membros, como foi a abolição da escravatura, proclamação da república e a independência do Brasil.

Tida no passado como uma Sociedade Secreta, e até chamada de Seita religiosa, a Maçonaria, ou Franco Maçonaria é uma sociedade discreta, que congrega todos os credos religiosos de caráter universal, cujos membros cultivam a humanidade, os princípios da liberdade, democracia, igualdade, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual.

O Grande Oriente do Brasil - GOB foi fundado em 17 de junho de 1822, a partir de três Lojas Maçônicas: Comércio e Artes, União e Tranquilidade e Esperança de Nictheroy, tendo como seu primeiro Grão Mestre José Bonifácio de Andrada e Silva, membro da Loja Maçônica Esperança de Nictheroy.

O segundo Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil foi o Príncipe Regente D. Pedro I, em 4 de outubro de 1822, e em 1843 o Grande Oriente do Brasil instalou-se no Palácio Maçônico do Lavradio, no Rio de Janeiro.

Em 1960, sua sede administrativa se mudou para Brasília, com sua instalação em 1978 no Palácio Maçônico "Jair de Assis Ribeiro", uma homenagem ao Soberano Grão-Mestre de Honra do Grande Oriente do Brasil e do Grande Oriente do Estado de Goiás, chamado de "O Construtor" . O imponente edifício, suspenso e em formato triangular, possui área construída de mais de 7.800 metros quadrados.

 

 

 

Comaprtilhe esta matéria em sua linha do tempo!
Comentário:
      Comentário:
      E-mail:
      Senha:
                           Cadastrar-se para comentar
  Comentários de usuários cadastrados »

Não há comentários nesta matéria. Seja o primeiro a comentar, cadrastre-se!