ACESSOS
69941

 
 
    < Voltar  

PREFEITURA ABASTECE CENTROS DE SAÚDE COM MEDICAMENTOS

 
       Compartilhe esta matéria em sua linha do tempo!

Nelson Brelaz

A Prefeitura Municipal de Parintins homologou os processos licitatórios para compra de medicamentos e materiais químicos-cirúrgicos para o abastecimento do Hospital Jofre Cohen e unidades básicas de saúde tanto da cidade como da zona rural de Parintins, e desta segunda-feira, dia 2, a Secretaria de Saúde já recebeu alguns itens que estavam em falta nas farmácias.  Da lista constam 253 itens de medicamentos que foram adquiridos de oito fornecedores num total de R$ 4,5 milhões de reais e 310 itens de materiais químicos-cirúrgicos que foram adquiridos de nove empresas no investimento aproximado de R$ 3,5 milhões. 

Desde o início de 2017, a gestão municipal tem investido na compra de remédios para que o atendimento à população fosse normalizado na medida em que o esvaziamento das farmácias era uma das principais reclamações dos parintinenses. 

Segundo Luzia Fernandes, gerente farmacêutica a compra destes produtos foi desde janeiro uma das prioridades da gestão do prefeito Bi Garcia, “sabemos que há uma procura muito grande por medicamentos nos postos, porém, é fundamental que a Prefeitura realize aquisição de forma legal e transparente, como determina a lei. Após a homologação da licitação já realizada, começaremos a receber esses medicamentos e insumos", destacou.

Jornada de cirurgias

Quarenta pacientes de Parintins, Barreirinha, Urucará e da área indígena, portadores de lábio leporino foram atendidas com cirurgia realizada através da parceria entre a Prefeitura de Parintins e a ONG Smile Train.

Mesmo o governo federal tendo deixado de enviar recursos para as intervenções cirúrgicas, o Prefeito Bi Garcia determinou a realização das cirurgias, por entender que é direito das pessoas e obrigação do Poder Público.

Para o cirurgião Renato Rocha Lage se não fosse a Prefeitura de Parintins proporcionar o apoio não seria possível a realização das cirurgias.  Ele argumentou que o Governo Federal não disponibilizou mais recursos para que as intervenções ocorressem no interior do Brasil, sendo assim, o município abraçou a causa e viabilizou que o programa chegasse e beneficiasse tantas pessoas. 

A subsecretária de Saúde, Daizes Pimentel, descreveu como importantíssima a postura do prefeito Bi Garcia e do vice Tony Medeiros na promoção de parcerias devolvendo o sorriso a muitas pessoas. Pimentel afirmou que houve uma preparação intensa para a recepção dessa jornada de cirurgia que será a primeira de muitas. 

"São crianças e adolescentes que estavam em uma situação complexa desde a parte de alimentação e especialmente a estética. Por esse momento vale todo esforço e daqui queria agradecer a logística proporcionada pelo prefeito Bi Garcia", salientou. 

A enfermeira norte americana Mirian de Souza, emocionada, enalteceu o trabalho realizado pela ação conjunta em Parintins. "Não tenho palavras. Tenho amizade para com eles, e o melhor é que além da cirurgia é possível ajudar com informações necessárias para o decorrer da vida de cada um", ressaltou. 

Comaprtilhe esta matéria em sua linha do tempo!
Comentário:
      Comentário:
      E-mail:
      Senha:
                           Cadastrar-se para comentar
  Comentários de usuários cadastrados »

Não há comentários nesta matéria. Seja o primeiro a comentar, cadrastre-se!